sábado, 22 de novembro de 2014

Vila Madalena: 

Beco do Batman.
O Beco do Batman: sua historia inicia se no meio da década de 1980,quando foi encontrado nas paredes do tradicional bairro da Vila Madalena um desenho do homem morcego dos quadrinhos. O acontecimento atraiu estudantes de artes plasticas,que começaram a fazer desenhos de influencia cubista e psicodélica nas paredes, formando a galeria de paredes totalmente cobertas a céu aberto. Localizado na Vila Madelena, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, o local  tem fácil acesso com a estação de metrô e terminal de ônibus próximos.
O grafite como forma de comunicação, expressão e arte, inserido em questões sociais, culturais e artísticos, é um pouco do que diz as ruas estreitas que formam Beco do Batman, que atrai pessoas do mundo para o local. Atraindo artistas de vários segmentos para desenvolvimento de trabalhos publicitários, propaganda de novos artistas, gravações de vídeo clips, cumprindo um papel único de galeria de arte moderna a céu aberto e formação de novos artistas brasileiros. Abre-se assim um cenário artístico em meio a Vila.
Apesar de não ser uma galeria formal a comunidade e os próprios artistas prezam por sua preservação. O fluxo de turistas é contínuo, pois sempre há uma nova pintura a ser vista, os artistas mantêm uma rotatividades das artes expostas fazendo que os frequentadores voltem sempre ao beco.
O Beco influência toda a economia ao redor. Muitos restaurantes e galerias constituem suas temáticas a partir do grafite, da arte contemporânea e da cultura urbana. Mostra um pouco da importância do beco para o turismo do local, que se torna assim um ponto de referência para artistas, críticos e apreciadores de arte de diversos locais,como aponta  Thiago Cyrino, dono da agência de turismo Soul Sampa  “Desde 2009, já levei cerca de 1 500 pessoas ao Beco do Batman”.  O marketing contribui para o avanço econômico, a preservação e o reconhecimento cultural da Vila.
Através de visita ao bairro, observamos a comunidade e a identidade do local. Levamos em consideração o grau de importância do atrativo para o bairro, o público predominante, aspectos relacionados à comunicação envolvida no ambiente e seus aspectos.
Sob a ótica das relações públicas e tendo em vista sua abordagem e conceitos, nasce a necessidade de estudar e entender suas aplicações no cotidiano. Demonstrar como esse atrativo se correlaciona com aspectos envolvidos em relações públicas. O Beco do Batman já apresenta sua importância e criatividade para economia, preservação e propaganda cultural da Vila Madelena, necessitando assim de um aprofundamento e recorte mais preciso de sua relação com a comunidade que mora no bairro e seu comércio, assim como a interação com seu público e o desenvolvimento de suas potencialidades.


Gabriele Souza da Silva.

























Fotos: Gabriele Souza da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário