terça-feira, 18 de novembro de 2014

Feira da Vila

 O projeto é realizado desde 1978 pelo Centro Cultural Vila Madalena.
A Feira da Vila faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo, atraiu mais de 100 mil visitantes de todo o Brasil, além de turistas do exterior, na edição 37ª de 2014 que aconteceu no mês de agosto. Em parceria com a Subprefeitura, os 454 anos do bairro de Pinheiros também foram comemorados nessa edição.

Figura 1- Folheto promocional de 2014
Fonte: Centro Cultural Vila Madelena

O evento ocupou 4 quarteirões com arte, gastronomia, shows, rua das Crianças e cultura. Entre os expositores de artes, o evento recebeu artesãos de todo o Brasil e também representantes de outros países entre mais de 500 barracas de expositores de escultura, pintura, cerâmica, roupas customizadas, calçados e acessórios.

O Centro Cultural escolhe todo ano um tema para refletir um momento político ou o estado de espírito da sociedade. Além de um passeio ao ar livre, a Feira da Vila é uma ótima opção de acesso à cultura e diversão que se destaca cada vez mais como um celeiro artístico, com seus inúmeros ateliês, teatros, espaços e centros culturais, além de muitas paredes coloridas pelos belos e criativos grafites.

Figura 2 - Feira de Artes da Vila Madalena ocorre nas ruas do bairro há 37 anos
Fonte: G1 Globo 

Nos 4 palcos espalhados pelos 4 quarteirões do evento, várias bandas e artistas se revezam apresentando ao público novos talentos da música, dança e intervenções culturais que preenche toda a programação durante o período do evento.

Figura 3- Apresentação de dança
Fonte: Google Imagens


As crianças têm seu espaço na Felipe de Alcaçova, que abriga a Rua das Crianças com brincadeiras e atividades divertidas e lúdicas, estimulando a criatividade infantil.A Praça de Alimentação, com mais de 70 barracas, traz muitas opções da "comida de rua", como yakissoba, comida árabe e polonesa, waffles belgas, salgadinhos como coxinha e risoles no cone e muito mais.


Figura 4 - A Rua Felipe de Alcaçova foi eleita à rua Rua das Crianças, dedicada à diversão e alegria dos pequeninos.
Fonte: Vila Mundo

Em uma entrevista realizada por Mayara Penina, em 19 de agosto de 2013 no site, www.vilamundo.org.br, diversos artistas e artesãos deram seu depoimento.


“É nossa primeira vez na Feira e estou gostando muito. Está bem cheia apesar do frio, mas confesso que esperava um pouco mais. Estamos vendo muito produtos que não são totalmente artesanais”. Rosa e Miriam, da barraca Beco da Angel, produz peças em crochê.

Figura 5- Rosa e Miriam, da  barraca Beco da Angel.
Fonte: Vila Mundo

Estamos animados com a vendas. Sinto que veio gente de São Paulo toda. Maria de Fátima - Arte em madeira.

Figura 6 - Maria de Fátima- Arte de Madeira.
Fonte: Vila Mundo
Já sabemos como é o clima da Vila Madalena, estamos na Praça Benedito Calixto e quero voltar todos os anos! Fátima Ribeiro – Sapatilhas Ecológicas.

Figura 7 - Fátima Ribeiro- Sapatilhas Ecológicas.
Fonte: Vila Mundo
As bonecas estão fazendo sucesso, a barraca não ficou um minuto vazia. Sempre tem algum perguntando o preço e elogiando. Denise Constantino, produz bonecas artesanais.

Figura 8- Denise Constantino- Bonecas Artesanais.
Fonte: Vila Mundo
Além dos artesãos, artistas de rua faziam intervenções interagindo com os visitantes.
Figura 9 - Artista de rua.
Fonte: Vila Mundo

Redigido por : Karina Yafuso

Nenhum comentário:

Postar um comentário