quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Rota de galerias da vila

                     


A Vila Madalena bairro de classe média da região oeste da capital de São Paulo, muito conhecido por seus bares e agitada vida noturna, também tem um lado cultural intenso, capaz de encantar até o mais distraído visitante.

Com ruas coloridas e pinturas em seus muros e paredes avisa aos visitantes que estão não apenas em um ponto de encontro de baladas, mas, também em um lugar capaz de transbordar em arte, seja ao ar livre ou nas muitas galerias que têm seus endereços em um dos mais boêmios bairros da cidade de São Paulo.

Em uma dessas ruas encontram-se várias galerias, algumas de tradição internacional, a Rua Fidalga tão conhecida como qualquer rua que faz parte da vila abriga muitas dessas galerias com estilo e perfeita harmonia com seus vizinhos, abrindo suas portas para todos os públicos de qualquer origem ou classe social.

Na Rua Fidalga é possível encontrar galeria como a Raquel Arnaud, voltada para um público mais elitizado, até galerias para públicos mais descolados, como eles mesmos se apresentam, em busca de arte e novas maneiras de ver e entender o mundo.


Isso não significa propriamente cisão entre esses públicos, muito pelo contrário, essa aparente diferença é o fator gerador de difusão de idéias e valores que como resultado, mostra um espaço onde todos têm a oportunidade de ao mesmo tempo fazer parte de uma história contada em pinturas e desenhos, participar deixando como legado sua importante opinião.



Fachada da Galeria Raquel Arnaud na Rua Fidalga 125 Vila Madalena, precursora da Arte Paulista e sua proposta de Arte Contemporânea brasileira. Focada no segmento da abstração geométrica, consolidou sua posição no Brasil e exterior.





Galeria Raquel Arnaud  Vila Madalena                   Foto Gabinete Curiosidades 
                                                   


Com 400 m² em março de 2013 aconteceu a mudança de endereço da galeria Transversal, cuja unidade oficial na barra funda será utilizada agora para cursos e oficinas e sua nova sede abrigará exposições de Arte Contemporânea na Rua Fidalga 545 Vila Madalena. Sua estrutura fará parte de um conjunto de galerias daquela rua que vai se constituindo em um novo ponto de encontro das artes alternativas.




Nelson Kon | Galeria Transversal
Galeria Transversal                              Foto :galeriatransversal.com

                                         




A Vértice Casa é um misto de Arte, cenografia e desing, trabalha com uma proposta de qualidade, tem o aspecto de loja e oficina de arte, onde o visitante poderá assistir um artista pintar suas telas e até interagir com eles. Atualmente está na Rua Fidalga, 66 ao lado de seus vizinhos que buscam a arte como modo de vida.

A vila tem muito mais que bares e botecos famosos, olhando com mais atenção o visitante encontrará arte a todo instante, seja ao ar livre ou restrita em ambiente especialmente desenhados e pensados para esse fim.




Fachada da Vértices Casa                                              Foto : obaoba.com.br
                                     






A Vértices Casa apresenta exposição de Arte Artesanal de Manuale na Vila, onde o visitante poderá conhecer outras formas de expressão, mostrando o lado cultural e artístico de um bairro que vai além de seus bares badalados.
           



Jóias Artesanais - MANUALE                                                     Foto Manuale
                                    



Também na Rua Fidalga número 98 a galeria +Soma reúne, loja e espaço para shows e galeria de arte, sendo ponto de encontro de artistas voltados para cultura urbana. Na sua loja é possível encontrar livros, objetos de decoração, vinis importados e materiais de design.


Vista de show da Galeria +Soma                                         Foto obaoba.com.br



A foto abaixo é de autoria de Paulo R que na verdade não é quem está escrevendo, trata-se de um homônimo e os créditos estão devidamente transferidos a quem de direito.

Mas, o importante é tentar mostrar que a Rua Fidalga como grande parte das ruas da Vila Madalena tem em sua paisagem a linguagem artística em um bairro mais conhecido por seus bares e sua boemia.

Traços de um cotidiano que parece até um paradoxo em um bairro de classe média, onde os trabalhos em grafite e as artes ao ar livre também são aceitos até com certa naturalidade por seus moradores, que enxergam arte e não poluição visual.

A vila vai se transformando em uma grande galeria a céu aberto e isso cada vez mais está transformando o bairro em um espaço singular, não apenas mudando a paisagem, mas também a maneira como é vista e contemplada, por visitantes e moradores.


                                         
                                       
Rua Fidalga                                                                                             Foto Paulo R
                                             


                                                                                                                                 
                                                                                                                                                Postado por Paulo Roberto



Nenhum comentário:

Postar um comentário